Na manhã desta Quinta-feira (12) foi realizado nas dependências da Escola Antônio Dantas na cidade de Apodi/RN, uma Feira de Ciências onde foram apresentados projetos das turmas que já fazem o último ano do ensino médio. Dentre os projetos apresentados destacou-se o projeto de nome “A Aplicação da Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) em Locais de Ensino”.
Neste projeto a ideia é nortear os alunos sobre a importância da intercomunicação dos deficientes auditivos para assim promover uma maior interação social.
O projeto foi realizado em parceria com a Escola, tem como professor responsável Eristejane Alves, que junto com as alunas Lara Fabian, Margarida Virgínia, Thayane Vitória e Valbny Júlia com ajuda também da interprete de LIBRAS da escola Tarcia Costa.
Para a realização do projeto foi feito um estudo como conta uma aluna do projeto "O estudo foi realizado na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, onde pesquisamos juntamente com a professora de sociologia Eristejane Alves e a interprete de LIBRAS Tarcia Costa um meio para introduzir a linguagem de sinais no nosso cotidiano, afim de mostrar aos alunos surdos da escola que eles possuem espaço e que queremos juntos construir um viés de amizade e socialização para com os mesmos." destacou.
O projeto consiste em colocar uma placa em locais como o banheiro, a cozinha, o refeitório, dentre outros lugares dentro da escola para que quem usa a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) possa saber que lugar é aquele e quem não conhece a língua possa também aprender.
Para duvidas sobre o projeto CLIQUE AQUI!
Para duvidas sobre o projeto CLIQUE AQUI!
Este projeto foi um dos melhores apresentados na feira, por contribuir para que quem tem este tipo de deficiência e tem dificuldade de se comunicar com pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais, possa ter uma comunicação mais abrangente, e essa também é uma forma de informar a quem usa a Língua Brasileira de Sinais onde se localiza locais básicos dentro da instituição de ensino.
Esta feira foi realizada com o intuito de avaliar os projetos para que os melhores sejam apresentados na VIII Feira de Ciências do Oeste Potiguar - Apodi/RN que será realizada dia 28/08/2018.